Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
×
Turismo

Casa Prezzi

Área: Construções

Concluída em 1905 pelos irmãos Giovanni Battista Vigilio Franceschini, nascido em 29.12.1857 e Giovanni Andrea Franceschini, em 29.08.1856, oriundos de Povo, Trento. A edificação principal possui três pavimentos: porão semienterrado, pavimento térreo e superior. Com volume de base retangular, sua fachada principal tem composição clássica fazendo referência à arquitetura palladiana.

Além do túnel, uma particular característica deste prédio foi a existência de um terraço impermeabilizado e construído com tijolos em que a platibanda servia como guarda-corpo. Neste terraço aos finais de tarde e finais de semana a família e amigos se reuniam para o lazer e ensaios de música.

Na década de 1930,  a casa de comércio passou a operar com a denominação de Roberto Prezzi e Filhos.  Roberto Prezzi e Guerina Franceschini adquiriram a propriedade e o comércio por 17.300 contos de réis. Hermindo e Oscar Natal deram continuidade aos negócios do avô. O lote 29 possui área total de 4.500m2 e era constituído por mais duas casas, o número cívico 427, a primeira residência que data de 1885 e, aos fundos, a casa de madeira de dois pavimentos, onde funciona a empresa de Correios, além de um estábulo, que foi transformado em garagem. O casal Oscar Natal e Geltrudes Magdalena Brun permanecem vivos na memória afetiva dos moradores. Lote 29 norte.

Autor do texto: Professor Cesar Augusto Prezzi


Monitoramento Rio Taquari

SMAD - Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres