Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
×
Turismo

Biblioteca Pública Municipal

Área: Construções

O prédio foi construído em 1935 durante a gestão do Prefeito Augusto Pasquali e do Subprefeito Amadeo Piccinini, tendo sido Subprefeito nas gestões 1933/39 e 1946/48. Possui um frontão com o desenho das armas da República.

Primeira Escola Estadual do Município, chamada de Grupo Escolar Padre Vicente Rodrigues, teve o objetivo de atender a 120 alunos por turno. Iniciou suas atividades em 1939, tendo como diretora a professora Alice Ávila de Araújo. Entre 1969 e 1971 funcionou no prédio a Escola Cenecista Santa Tereza. Permanecem inesquecíveis na memória coletiva da comunidade escolar as religiosas Irmãs Faustina Canotti e Ester Piccini.

 O prédio foi adquirido pelo Município e restaurado para abrigar a Biblioteca Pública e a Secretaria Municipal de Educação. Na metade da década de 1980, através de uma importante iniciativa da comunidade, que solicitou a presença de técnicos do Iphan para salvar o prédio da demolição, iniciou o processo de tombamento deste imóvel e, posteriormente, de todo Centro Histórico. Lote  11 norte.

Autor do texto: Professor Cesar Augusto Prezzi


Ouvidoria

Espaço para sua manifestação direto com a Prefeitura de Santa Tereza. Você receberá um número de protocolo para acompanhamento.

Devolve ICMS

O Devolve ICMS é uma iniciativa do governo do Estado do RS e visa devolver ICMS para famílias de baixa renda.