Ponte Pênsil e Moinho Valduga

Área: Construções

Suspensa por cabos de aço e plataforma em madeira, possui extensão de 50 metros, situada sobre o Rio “Barramansa”. Antes dela existia uma ponte em madeira suspensa por cordas e com a largura de 60 centímetros, ou seja, somente para passagem de pessoas. O Professor Felice Montanari, correspondente do jornal Il Corriere D’Italia, relata que, em agosto de 1917, a nova ponte sobre o “Barramansa” foi concluída, obra realizada pelo Intendente do município, Sr. Cel. Antônio J. Marques de Carvalho Junior, que havia criado o Distrito de Santa Tereza em 15/10/1916. A Ponte facilitou, sobremaneira, as atividades do Moinho Valduga, de propriedade do Sr. Olimpio Valduga, o qual funcionava com turbinas movidas pelas águas do “Barramansa”, desviadas através de um canal paralelo, construído especialmente para movimentar o maquinário. Ainda é possível identificar o leito do canal que inicia próximo à RSC 444, percorrendo trechos da estrada, na margem direita, subindo o rio. Em março de 1917 o Sr. Olimpio Valduga realizou o primeiro teste de iluminação com corrente elétrica, gerada por um dínamo com capacidade para 50 lâmpadas, suficiente para iluminar toda Vila. O teste foi realizado no Hotel de Vittorio Viccari. Parte do maquinário antigo permanece na construção que sofreu alterações devido às reformas realizadas. A propriedade do imóvel pertence atualmente à família de Darmos Olympio Valduga, também Subprefeito de Santa Tereza entre 1989/92. Lote 2 Sul.

Autor do texto: Professor Cesar Augusto Prezzi

Concurso Fotográfico

Participe do concurso fotográfico que vai premiar as melhores fotos de divulgação do município de Santa Tereza.

LicitaCon

No sistema estadual do Licitacon é possível consultar a relação de contratos e processos licitatórios do município.