Campanário Neogótico Veneziano
Área: Construções
A primeira capela de madeira foi construída em 1886, benta pelo reverendo Padre Augusto Finotti. A Igreja Matriz seria benta no ano de 1902, com a licença do Bispo Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, pelo reverendo Bruno “cappuccino”, assistido pelo pároco Giousue Bardin e pelo polaco Onorato “cappuccino”.
O campanário foi projetado por Massimiliano Cremonese em meados de 1927, a convite do padre José Ferlin que deu início à construção no dia 10 de outubro de 1928. Trabalharam decisivamente na obra Alexandre Brunello, Napoleone De Biasi e os irmãos Quintiliano, Marino e Pedro Eugênio Basso. Quando a obra contava com aproximadamente 20 metros de altura precisou ser interrompida por falta de recursos e só em meados de 1932, o então pároco da época, Egídio Zamboni, resolveu percorrer a comunidade em busca de recursos financeiros para concluí-la, em 1934. O “campanille” em estilo neogótico Veneziano é praticamente uma réplica da torre de Fagaré della Bataglia, que fica no município de San Biagio di Callalta, Província de Treviso, Itália.
Lamentavelmente, a antiga igreja em estilo neorromânico acabou sendo demolida em 1966, seguindo o modernismo ditado pela construção de Brasília, dando lugar ao prédio atual.
Autor do texto: Professor Cesar Augusto Prezzi

Espaço para sua manifestação direto com a Prefeitura de Santa Tereza. Você receberá um número de protocolo para acompanhamento.
Espaço destinado à solicitação de informações sobre contas públicas do município.