Casa Vicari Remus
Área: Construções
O lote sem benfeitorias foi adquirido no ano de 1933 por Ricardo Vicari, filho de Vittorio Vicari, proprietário do antigo hotel de madeira situado ao lado da ponte pênsil. A família Vicari é originária de Arcugnano na Província de Vicenza, Região do Vêneto.
A construção do imóvel tinha por objetivo aproveitar o fluxo promissor da nova estrada que seria construída ligando Bento Gonçalves a Santa Tereza, percorrendo o traçado da Linha Zamith, passando por Monte Belo e seguindo por Santa Bárbara. Porém, o traçado escolhido pelo intendente do município foi o da Linha Graciema, que é o acesso leste de chegada à vila, levando o fluxo de pessoas, mercadorias e negócios para aquele lado do núcleo urbano. A casa que havia sido idealizada para ser um hotel, passou, então, a ser utilizada somente como residência.
No ano de 1958, a casa passou a ser propriedade do agricultor de origem polonesa, Sr. Alexandre Remus e Teresa Grajczyk, permanecendo com seus descendentes até a atualidade.
Alexandre Remus foi um agricultor apaixonado que transmitiu seus saberes aos filhos e netos. Em 1947 foi citado no jornal “O Dia” por ser um importante plantador de fumo, milho, trigo e feijão e ganhou destaque na região ao adquirir o primeiro trator para serviços agrícolas, em um período no qual ainda predominava o uso da mão de obra braçal com a utilização das juntas de bois. *Lote 54 – norte do mapa antigo.
Autor do texto: Professor Cesar Augusto Prezzi

Consulte as leis, decretos e resoluções do município de Santa Tereza.
Espaço para sua manifestação direto com a Prefeitura de Santa Tereza. Você receberá um número de protocolo para acompanhamento.