Casa Piccinini/Antigo Hospital
Área: Construções
As estradas precárias e a distância até Bento Gonçalves, além da necessidade de atender a população na área da saúde, fizeram surgir na comunidade a ideia da construção de um hospital. Formou-se, então, em 1922, uma sociedade entre vários moradores do distrito, tendo como primeiro presidente o Padre José Ferlin. Por ser necessário um grande capital para construção e aquisição do mobiliário, a sociedade fez um empréstimo com a firma Amadeo Piccinini & Cia Ltda.
Construído pelo italiano Massimiliano Cremonese, possuía 15 leitos. A demanda por atendimento médico era grande e por muitas vezes alojavam doentes em casas vizinhas. Eram realizadas, no local, cirurgias e inúmeros procedimentos médicos de grande complexidade.
O prédio passou a pertencer a Amadeo Piccinini como forma de pagamento de uma dívida da Sociedade Hospitalar. Permanece como residência da família dos descendentes de Gioielle Piccinini, natural de Lavarone na Província de Trento, Itália.
Após o fechamento do Hospital, o Sr. Victor Hugo Piccinini manteve em funcionamento a Farmácia que foi de enorme importância para toda a região. Além de alfaiate, farmacêutico, foi também Subprefeito do Distrito de Santa Tereza entre 1973/76. Lote 18 norte.
Autor do texto: Professor Cesar Augusto Prezzi

Consulte a relação de inscritos em Dívida Ativa na Receita do Estado do Rio Grande do Sul.
Consulte informações sobre as despesas geradas pela administração público do município de Santa Tereza.